segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Hipocrisia Verde em Santa Catarina



Repasso a carta que recebi do meu amigo Mathias Corbett.




Friends, Countrymen, Romans, Comrades, Anões e Anãs, Dudes & Birds, Não é todo dia que se pode tirar uma foto dessas: (Detalhe, isso está há menos de 1km de minha casa, é uma foto da SC-401, a principal via de acesso ao norte da Ilha de Desterro)
ou ver uma foto dessas:



(Não estão sobrevoando a Índia em época de monções, mas sim o que era o Vale do Itajaí, que está atualmente com 80% de sua área debaixo de água.)
A mídia local só fala das tragédias e da grande e crescente solidariedade. Essas duas palavras vêm sendo repetidas ad infinitum, sendo pronunciadas a cada dez segundos. Por que será? Ibope ou para reiterar apenas mais uma vez? O barraco já caiu, acho que quanto a isso já temos certeza, mas e toda essa névoa fétida e sinistra que ainda paira sobre os escombros?
Por que a mídia não fala que nosso estimado governador foi eleito Governador Moto-Serra do ano em 2006? (eleição conduzida pelo Green Peace para informar sobre quem anda desmatando mais Mata Atlântica no Brasil.) Por que eu nunca ouvi falar que o próspero e rico estado de Santa Catarina desmatou mais Mata Atlântica do que todos os outros sete estados juntos que ainda têm um resto de Mata Atlântica em seus territórios, entre 2000 e 2005? Quanto mesmo que nós desmatamos? Aaaa sim, 48,000 hectares, a soma dos outros sete sendo de 46,000 hectares...uau, interesting. E muitos desses desmatamentos tendo sido autorizados pela própria FATMA (órgão fiscalizador). Por que a mídia nunca mais mencionou o nome de um tal de senhor Paulo Cezar Maciel da Silva, por exemplo? Quem mesmo? Aaaaa, um dos sócios do Shopping Iguatemi aqui de Floripa, aquele shopping que foi construído em cima do mangue. Em cima do mangue? Por lei não é ilegal qualquer construção acima de dois andares naquela área (o Iguatemi tendo uns.....9, 10)? não está no Plano Diretor?
Not enough? Então que tal sabermos onde estão os outros 21 envolvidos (Paulo Cezar sendo um deles) no caso Moeda Verde[1]? Nunca os encontro circulando pelas páginas policiais, mas sim nas colunas sociais. E-xa-ta-men-te, porque estão tranqüilamente saboreando os prazeres da vida, bebendo uma taça de champanhe, livres, leves e soltíssimos; muito bem na foto também. Se formos dar uma surfadinha nos sites do governo, falando sobre o tal caso Moeda Verde, entre outras coisas, aqui mesmo no http://www.cmf.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=94&Itemid=1 (isso mesmo, tem um ponto gov lá no começo, o bagulho é dos “ternos”, oficial.) Existe situações tais como esta:
“Segundo comentários, ante a dificuldade de aprovação do projeto
hoje proposto pelo empreendedor, no próximo dia 10 o Prefeito Dário
Berger se afastará do cargo, o que também será feito pelo Vice-
Prefeito, assumindo o comando da Prefeitura, conseqüentemente, o
Presidente da Câmara Municipal. Como é notório, o Presidente da
Câmara, vereador Marcílio Ávila, recentemente filiado ao PSDB,
partido do Senhor Prefeito, é um entusiasmado defensor do
empreendimento Florianópolis Shopping Center. Foi ele o autor do
projeto de lei que concedeu especiais benefícios ao Shopping do bairro
Monte Verde, como a extinção da ACI que tantos problemas estava
causando ao empreendimento. Através do ofício anteriormente
encaminhado a V. Exa., apresentamos cópia da ADlN que combate os
desvios e ilegalidades cometidos na tramitação do referindo projeto de
lei. (sublinhação minha).
Rapaziada, what the fuck bicho!!!!??? Mas vamos ser otimistas, afinal de contas, daremos a volta por cima, como todos vêm dizendo. Nosso próprio Governador disse em entrevista à Radio UOL que “não precisávamos nos preocupar, pois tudo estaria em ordem para a temporada de verão”. Sem dúvida, não há motivo pra pânico, são só 109 mortos, 27, 410 desabrigados e 51, 297 de desalojados, (na última contagem do dia de hoje 29/11/2008 às 12 e 45 minutos) and counting. Mas ainda bem que tudo vai estar seguro para a nossa temporada, sim graças ao bom Deus. E vale lembrar o que foi dito em 6 de Maio de 2007, pela mesma pessoa, por intermédio de nota de sua assessoria de comunicação, sobre o caso Moeda Verde, que aquilo “espanta[va] investidores interessados em implantar[em] projetos ou empreendimentos no Estado.” Sim, esses mesmos investidores podem ficar com o rabo cheio de grana bem tranqüilo, pois nada vai impedir seus investimentos enquanto o porco do senhor Luis Henrique estiver por perto! E esse mesmo porco tem a audácia de dizer na mesma entrevista à Rádio UOL esta semana, que “quem não acredita em aquecimento global, então que venha à Santa Catarina”, sim, venham ver a catástrofe, venham ver a TRAGÉDIA que o aquecimento global causou, põe toda culpa no aquecimento global senhor Luis Henrique, é tudo culpa desse tal de aquecimento global! Afinal de contas todos nós sabemos que nossos funcionários que ganham (e muito) para estudar o solo, as barragens, enfim, tudo que fodeu de vez com essa chuva, são profissionais do mais alto gabarito e competentes. Todos nós sabemos, por exemplo, que o local daquela primeira foto daqui de cima (SC-401) foi minuciosamente estudado antes de fazerem a duplicação da mesma, fizeram um estudo tão extenso que só mesmo uma ação global de um tal de aquecimento poderia ter causado tal tragédia!!!
O que eu levanto aqui não é fantasia, é tudo fato, como disse, é só dar uma pesquisadinha que vocês mesmo verão com seus próprios olhos. Pra piorar, é, também, apenas a ponta do ice-berg. Meu maior medo não está no agora, mas sim no amanhã. Receio que o que estamos vendo possa não ser o pior, mas o começo. Rapaziada, reflitam sobre tudo isso, passem adiante essa carta, conversem com alguém sobre isso, mas por favor, não leiam e simplesmente voltem à vida, é isso. Obrigado pela atenção e pelo tempo.
Matias
[1]Um esquema de compra de licenças ambientais para empreendimentos imobiliários.

Nenhum comentário: